quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Columbo

Interpretado por Peter Falk, Columbo é um tenente da Polícia de Los Angeles. Caolho, cabisbaixo e com visual desleixado passa sempre a impressão de inocência. Essa é sua tática para interrogar vítimas e algozes. Ele sempre se mostra inferior à pessoa, sempre pedindo desculpas por estar incomodando.

O seriado estreou realmente em 1971, apesar de seu piloto ter sido veiculado em 1968. Com uma dinâmica diferente das séries de mistério, o crime e o assassino são apresentados ao público e cabe a Columbo desvendar o crime. Diferente das séries convencionais, seus episódios têm cerca de 75 minutos e uma trilha sonora única de Henry Mancini em cada episódio.

O primeiro episódio já começa com o assassinato, logo sabemos que uma dupla de escritores se separou e Ken Franklin assassina seu parceiro, e isso não é Spoiler! De cara temos um banho de intertextualidade quando descobrimos que a dupla de escritores têm uma Detetive brilhante como personagem principal de seus livros, a Sra Mellville. Inclusive um de seus livros, se chama "Prescription: Murder", o mesmo nome do episódio Piloto da série, veiculado em 1968. Depois de assistir o primeiro episódio, ainda tive a grande surpresa de descobrir, nos créditos finais quem era seu diretor: Steven Spielberg.

No Brasil já foram lançadas em dvd a primeira e segunda temporadas, vale a pena conferir.

Nenhum comentário: