segunda-feira, 9 de março de 2009

Excomungado!


A imprensa anda dando muita bola pra esse caso do arcebispo de Olinda que excomungou o médico, a mãe, a enfermeira, a recepcionista, a telefonista...

Mas que efeito prático esse ato da igreja católica com nome tão violento tem? Segundo a wikipedia, na religião católica, consiste em excluir ou expulsar oficialmente um membro religioso. Sanção religiosa máxima que separa um membro transgressor da comunhão da comunidade religiosa. O mesmo que desassociação em outras religiões. Pode ser aplicada a uma pessoa individual ou aplicada coletivamente.

E se o cara não for católico? foda-se, está excomungado do mesmo jeito.

No código do direito canônico, são nove os casos que prevêem excomunhão:

  • Profanação das espécies sagradas;
  • Violência física contra o Pontífice;
  • Absolvição por um sacerdote do cúmplice do pecado da carne;
  • Consagração ilícita de um bispo sem mandato pontifical;
  • Violação direta do segredo da Confissão;
  • Apostasia;
  • Heresia;
  • Cisma;
  • Aborto.

Ah, agora ajudou. Então sair na mão com o papa também não pode. Heresia também não. O que é heresia? de acordo com o site vivos heresia é qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais de uma tradução religiosa. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos - tal como a idéia de que Cristo foi divino. A palavra grega (hairesis), que literalmente significa "escolha", é usada no Novo Testamento para designar uma seita ou facção, Por exemplo, os saduceus eram uma seita dentro do Judaísmo (Atos 5:17), assim como eram os fariseus (15:5).

Duvidou, o pau comeu, é herege e pode ser excomungado.


E o Lula? meteu o pau no arcebispo quando foi perguntado sobre a excomunhão. Mas na hora de ir à missa está lá todo domingo às 7. Isso pra mim não é heresia, é hipocrisia, tanto dele quanto de todos os católicos que criticaram os bispos. Porque? Simplesmente porque quando você se torna fiel a uma religião, você compra o pacote completo, todas doutrinas mesmo que não concorde com elas. A religião não quer saber o que você pensa a respeito de um assunto, ela quer te educar de acordo com os pensamentos dela. Então, achou ruim? peça sua excomunhão em 3 vias assinadas pelo bispo de Olinda.

Por isso não tenho religião, quero ter a liberdade de questionar quando acho errado e assim sempre aprender algo mais, se você baixa a cabeça pra uma doutrina só, fica com o campo de visão limitado, só vê uma pequena parte do conjunto.

Agora que diferença isso vai fazer na vida dos médicos e da mãe da menina? se eles forem católicos não poderão mais comungar, casar, ser batizados na igreja católica, claro que tudo tem volta, até Jesus voltou não é mesmo? Se eles se arrependerem podem ser desexcomungados. Mas se arrepender de salvar a vida de uma garota de 9 anos de idade? Como se já não bastasse pra garota o trauma de ser abusada aos 9 anos pelo padastro e engravidar de gêmeos? Não! A missão da garota deveria ser outra! ela teria que ter as crianças, talvez até morrer pois era uma gravidez de alto risco. Mas deveria ser essa a missão da garota na terra, ser mãe aos nove e talvez avó aos 20.

Só espero que esse povo excomungador não leia esse post. Ah quer saber? Não importa! Se não tiver salvação na igreja católica talvez na portinha do lado eu encontre a minha.

2 comentários:

Daniel disse...

eu fico pensando assim... voce e excomungado e ta oficialmente proibido de comungar (e outras coisas) em qualquer igreja catolica do mundo. ai voce e excomungado em olinda, viaja pra sp e entra na catedral da se. la na catedral da se vai ter uma lista de "most wanted" pra nao te darem comunhao? isso era coisa que servia na idade media quando era dificil viajar e as cidades eram relativamente pequenas e a igreja achava que servia pra alguma coisa...

railer disse...

e a questão dos padres pedófilos? fica como?