terça-feira, 21 de abril de 2009

Lula, o Filho do Brasil




Foi divulgado ontem o trailer do filme sobre a Vida do nosso Presidente. Lula, o filho do Brasil parece que vem explorar o gênero sertão nordestino. O que eu quero discutir aqui nem é a qualidade do filme, pois muita gente aparece para jogar pedras, mas a produção de um país não se solidifca apenas com filmes "cabeça". Precisamos de filmes que atraiam o grande público e dentro desse pacote algumas bombas aparecem, faz parte.

Minha implicância é com a divisão de gêneros dos atuais filmes nacionais, é tudo muito restrito. Vamos ver:

Favela Movie:
  • Cidade de Deus;
  • Cidade dos Homens;
  • Tropa de Elite.

Ditadura:
  • Zuzu Angel;
  • O ano em que meus pais saíram de férias;
  • Batismo de sangue;

Sertão:

  • 2 filhos de francisco;
  • Eu, tu e eles;

Daniel Filho (sim, ele é um gênero):

  • Se eu fosse você;
  • A partilha;
  • A dona da história;
  • Muito Gelo e Dois Dedos D'Água.

Felizmente temos o Jorge Furtado para salvar o dia com os ótimos Meu tio matou um cara, Houve uma vez dois verões, O Homem que copiava e Saneamento básico. Mas precisamos de mais, o cinema brasileiro voltou pra ficar, isso é fato, mas para manter-se no topo precisa passear mais entre os gêneros, precisamos de mais biografias, comédias rasgadas, filmes de ação, históricos, infantis.

A chave para o sucesso é a diversidade e não vejo nosso cinema apostando nisso. Quando aparece uma biografia, ela vem maquiada como filme de sertão como a história dos filhos do Seu Francisco ou Ditadura como Zuzu Angel ou Frei Beto em Batismo de Sangue. Porque não uma biografia histórica? um filme sério e bem feito sobre Tiradentes ou o verdadeiro descobrimento do Brasil para gerar discussões. Vejo que esse filme do Lula é mais um caça-níqueis, seu sucesso é inegável, afinal de contas nosso Presidente tem o maior índice de popularidade da história desse país, mas temos outros períodos da história e outras personalidades que poderiam ser melhor exploradas. Quem não gostaria de ver um filme sobre o Collor, por exemplo?

Um comentário:

railer disse...

acho que tudo faz parte da melhora que o cinema nacional vem sofrendo. a gente já ta fazendo filmaço, como 'divã' ou 'estômago', que você não citou.