quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os Fantasmas de Scrooge


Baseado no conto "A Christmas Carol" de Charles Dickens já adaptado para o cinema, tv, teatro, radio e outras mídias milhares de vezes, os Fantasmas de Scrooge agora vem adaptado por Robert Zemeckins animado com a tecnologia de captura de movimentos já usada em "Expresso Polar" e "Beowulf". Interessante dessa forma de filmar é que podemos ver claramente os atores por trás do processo, as exrpressões que marcaram Jim Carrey estão todas lá, bem mais contidas graças ao diretor. Vemos um Scrooge jovem e enérgico ao lado do mesmo personagem velho e decrépito e percebemos se tratar da mesma pessoa e não atores diferentes ou recursos de maquiagem, esse tipo de animação é perfeito para filmes assim, que passam por diversas fases da vida de alguém.


Confesso que a única lembrança desse conto é o filme "Os Fantasmas se Divertem" com Bill Murray que passava todo natal na globo. Pelo fato do conto já ter sido tão adaptado, a história não tem surpresas, segue a mesma fórmula dos fantasmas dos natais passado, presente e futuro assombrando o avarento Scrooge. Mas dessa vez a abordagem é bem mais adulta e assustadora, em alguns momentos até não indicado para crianças.


A animação tem problemas sim, mas o avanço desde expresso polar é evidente e mostra que Zemeckis está certo ao apostar na tecnologia, podemos perceber que pessoas mais velhas se dão melhor e ficam praticamente perfeitas, já crianças ficam com aquela cara de bonecão e olhos sem vida, os olhos ainda tem que melhorar muito. Zemeckis que de besta não tem nada mantém sempre o pé do espectador alguns centimetros acima do chão, se vemos coisas reais e assustadoras, no momento seguinte ele mostra um personagem gordo pulando e dançando com uma desenvoltura só vista em desenhos animados, se uma sombra assustadoramente calada toma a tela, gelando a espinha de quem vê, logo depois somos levados em uma sequência de perseguição também cheia de recursos visuais das animações infantis, praticamente batendo no seu ombro e dizendo: Isso aí é um desenho seu bobo.


Depois de ver esse filme, posso dizer com certeza que em alguns poucos anos poderemos ver "De Volta para o futuro 4" com o elenco original e com a mesma idade lá de 1985 ou até filmes com participações convincentes de Beth Davis, Marilyn Monroe e até Humphrey Bogart, enfim, as possibildades são infinitas e nas mãos de atores e diretores competentes teremos boas surpresas pela frente.


A Christmas Carol
EUA, 2009 - 96 min

Direção:Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Gary Oldman, Colin Firth, Lesley Manville

Nenhum comentário: