Sempre preferi os heróis da DC, Superman, Batman, Flash e Lanterna verde eram os fodões na minha infância e juventude, a Marvel era interessante, mas estranha já que sempre fui mais ligado ao universo do cinema do que dos quadrinhos. Na minha infância era alimentado pelos Filmes do Superman e na adolescência foi a vez do Batman de Tim Burton. Marvel pra mim eram aqueles desenhos desanimados que tinham 2 frames por segundo e a série do Hulk.
Em 2000 a coisa começou a virar, veio o filme dos X-Men, até então considerado infilmável, Brian Synger entregou um ótimo filme com um orçamento relativamente pequeno, já que a Fox tinha muito medo. Tudo bem que o marco da virada da Marvel foi com Blade dois anos antes, mas foi na grandiosidade dos X-men que os executivos perceberam que era possível fazer um filme com uma equipe superpoderosa.
Homem de Ferro, o Incrível Hulk, Thor e Capitão América são ao mesmo tempo um laboratório e um prelúdio para o grande evento que será o filme dos Vingadores. Por isso Thor não deve ser analisado como um filme sozinho e sim como parte de uma grande saga, tanto que compartilha a mesma estética e até a narrativa com os filmes citados.
Como disse antes, eu não tenho intimidade com o universo Marvel, muito menos Thor, venho descobrindo esses personagens a medida que os filmes vão sendo lançados e a Marvel está fazendo um trabalho maravilhoso pois isso está funcionando. A cada filme que sai me da vontade de pesquisar sobre o herói e me deixa ainda mais ansioso para o filme dos Vingadores.
Chris Hemsworth surpreende como Thor, sua transformação de príncipe arrogante para super herói convence, principalmente por vermos que ele mantém seus princípios, o rapaz só era imaturo, cair na terra sem poderes com certeza é uma lição e tanto para um Deus, percebemos o peso da sua dor quando ele tenta levantar o martelo e não consegue, ali é que acontece a transformação, ali ele percebe que é um mero humano.
Anthony Hopkins é o veterano que é escalado para trazer credibilidade ao filme, assim como foi feito com Marlon Brando em Superman. Achei até que ele faria só uma participação especial, para minha surpresa Odin esbanja sua imponência em todo o filme. O motivo para o banimento de Thor não foi forçado, afinal ele quase provocou uma segunda guerra entre dois mundos, acho que em qualquer lugar isso seria bastante grave.
Tom Hiddleston é Loki, Deus da trapaça e irmão de Thor. Não consigo vê-lo como vilão do filme, só mais um filho que toma as decisões erradas. O ator consegue muito bem passar essa dualidade, o rancor de não ser tão reconhecido como Thor e a inveja por isso.
O restante do elenco é coeso, todos desempenham muito bem seus papéis, interessante ver que todos tem uma participação significativa e ninguém está ali a toa, até mesmo a participação de um minuto de um arqueiro é uma pista do que virá ano que vem.
Até agora o Universo Marvel era baseado minimamente na realidade, mesmo que fosse um gigante verde, ele ficou assim por causa de experiências com radiação gama e uma mente brilhante conseguiria construir tranquilamente uma armadura quase indestrutível, mas Thor é um Deus, vem de um mundo místico, a linha entre o magnífico e a galhofa é da finura de um fio de cabelo. Asgard, a terra dos Deuses é muito bem retratada, algo que poderia cair no ridículo como a ponte do arco-iris ficou estupenda. A direção de Kenneth Brannagh é responsável por esse sucesso, um nome improvável para um filme desses foi uma decisão acertada já que o ator/diretor tem experiência de sobra em tragédias shakesperianas e o conflito entre Thor, Odin e Loki nada mais é do que isso.
Não assisti o filme em 3D pois ouvi falar que ele foi convertido. Prefiro filmes já concebidos para serem apresentados na tecnologia. Mas li que a conversão é boa e não compromete como foi em Fúria de Titãs.
Curiosidades:
- Na cena em que Thor invade as instalações da SHIELD, o arqueiro que aparece é Jeremy Renner (Guerra ao Terror), o Gavião Arqueiro. Ele fará parte da equipe dos Vingadores.
- O Nome que Jane Austin dá a Thor, Dr. Donald Blake é seu alter ego nos quadrinhos, um médico deficiente que bate sua bengala no chão e se transforma no Deus do trovão.
- Há uma cena pós-créditos com Dr. Selvig e Nick Fury dando pista do que poderá a ser a trama dos Vingadores. SPOILERS!!! Nick Fury mostra ao Dr. Selvig o cubo cósmico, que provavelmente aparecerá em Capitão América já que foi divulgada uma foto do Caveira vermelha segurando o cubo. Pode ser que Loki também participe do filme dos Vingadores já que Dr. Selvig está sendo manipulado por ele.
- A cronologia da Saga dos Vingadores não segue exatamente a do lançamento dos filmes, com alguns eventos ocorrendo paralelamente, até a gora, a sequência dos acontecimentos é a seguinte:
Homem de ferro: O Agente Coulson, da SHIELD, fica na cola do Tony Stark assim que ele foge da prisão na armadura. Na cena pós-créditos Nick Fury já comenta sobre o projeto Vingadores.
Homem de Ferro 2: Pouco tempo depois do primeiro filme, Tony Stark aqui entra no Projeto Vingadores. No meio do filme, o agente Coulson recebe uma ligação para resolver um problema no novo méxico que é justamente a queda do martelo, depois mostrado na cena pós-creditos.
O Incrível Hulk: A trama ocorre após o segundo filme do Homem de ferro, pois tem a cena em que Tony Pinga conversa com o General Ross sobre o Hulk e parece já participar dos Vingadores.
Thor: Os eventos são simultâneos com Homem de Ferro 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário