Pois é, já li dezenas de reviews do Blogcamp-mg, todos de blogueiros profissionais, ou escritores de blogs, como alguns preferem, no blog do Arcanjo tem uma lista com os respectivos textos.Sem mais rodeios, ainda não vi nada sobre alguém que estava de fora dessa "panelona" de blogs. Resolvi me arriscar mas desculpem a falta de links e o esquecimento de nomes de alguns, afinal ainda não estou familiarizado com todos.
Fiquei sabendo do evento por acaso, li sobre outro Blogcamp que havia sido realizado e acabei descobrindo que já tinha um marcado para acontecer aqui em BH. Como perder uma oportunidade dessas? Fiz logo a minha inscrição e a da Tiane, uma blogueira bem mais profissional que eu.
Chegando no Espaço Oifuturo, fomos entrando direto para o auditório, já estávamos atrasados pois esquecemos que ônibus em BH fora de dia útil é um inferno. Logo na entrada vimos que a coisa era mais profissional do que imaginávamos, ganhamos camisas e horas em uma LanHouse. A maior quantidade de Laptops por metro quadrado em BH era ali naquele momento. A discussão já estava correndo solta, o assunto em voga era... era... ahhh monetização. Descobri que esse era um dos assuntos mais delicados entre blogueiros, ganhar dinheiro com blog: pecado ou um ótimo negócio? Na mesma hora já tinha gente gritando que a bolha do adsense iria estourar, cadê a bolha meu deus!!! Deixa eu entrar nela antes que estoure!!!
Brincadeiras a parte, chegamos praticamente na hora do almoço, a galera começou a debandar e a gente ainda não conhecia ninguém, e como mineiros exemplares (a Tiane é carioca, mas já absorveu alguns costumes nossos) ficamos quietos no nosso canto. Enquanto o pessoal almoçava, visitamos o museu das telecomunicações. Moro em BH, trabalho a menos de um quilômetro do prédio da Oi e nunca havia visitado o museu. Um show! ficamos babando um tempão naquele espaço enorme cheio de telefones, luzes e sons.
Segundo tempo do primeiro dia, o assunto novamente era dinheiro, dinheiro dinheiro. O Guilherme do Papo de Homem deu uma palestra sobre o assunto, muito interessante. Uma das maiores discussões do dia foi o post patrocinado. Todo mundo falando e ninguém chegando a lugar nenhum, mesmo assim foi interessante ver a opinião de cada um. Eu acho que é um assunto muito complicado e se deixar, rende dias e mais dias de discussões, afinal de contas versa sobre assuntos delicados como credibilidade e dinheiro. Já perto do final, tivemos que ir embora, pois tinhamos um compromisso inadiável, infelizmente perdemos a melhor oportunidade de conhecer melhor o pessoal, no Buteco.
No segundo dia fui sozinho, cheguei praticamente no início e isso não quer dizer que cheguei cedo. As discussões ainda não haviam começado e deu tempo de conhecer melhor alguns, descobri até uma colega de Faculdade, Rebeca. BH é uma roça grande, mesmo. Num clima bem mais descontraído que no dia anterior, começamos com um "post" do Ian sobre Técnicas de blogagem para comer mulher, rimos demais. O assunto que mais rendeu nessa manhã do segundo dia foi basicamente falando que um Blog, quando começa a crescer, toma vida própria, e aquela coisa que começou como Hobby acaba tendo certas implicações que nunca imaginaríamos. Acabei dando o exemplo da Tiane, que começou o blog como um diário da sua luta para conseguir a cirurgia bariátrica e quando levou o plano de saúde na justiça, os advogados do plano simplesmente botaram na mesa todo o seu blog impresso, tática assustadora de intimidação.
Logo depois o pessoal foi indo embora, alguns foram conhecer o museu e o bate-papo ficou bem mais descontraído. Fiquei um bom tempo conversando com o Rodrigo e o Norberto, duas figuraças e ainda descobri que moram também em BH, um dos principais temas das nossas conversas, além de tenologia, viagens, etc. Valeu a experiência e nos próximos Blogcamps, darei um jeito de ir.
3 comentários:
Pena que sempre falta tempo para conhecer e conversar com todos... mas outros BlogCamps virão!
Beleza Gustavo?
Qualquer hora marcamos um buteco com o rodrigo e continuamos o papo...
Ah! e tô linkando vocês lá no meu post sobre o blogcamp mg...
abraço
Gustavo,
Eu fiz um comentário antes, mas não sei porque não apareceu..
O pessoal que se encontrou no blogcamp já se conhecia de outros blogcamps.
Nos não acstumados com esse tal de networking ficamos meio tímidos.
Gostei muito de te conhecer e dos nossos papos e concordo com o Kawakami, devemos continuá-los em um buteco um dia desses!
Um abraço
Rodrigo
Postar um comentário