terça-feira, 20 de maio de 2008

Os Caçadores da Arca Perdida


Os Caçadores da Arca Perdida é o primeiro filme da franquia. Produzido em 1981 e dirigido por Steven Spielberg. George Lucas teve a idéia, em 1971 de escrever as Aventuras de Indiana Smith como uma releitura dos antigos seriados de aventura dos anos 30 e 40. Originalmente Tom Selleck foi cotado para protagonizar o filme, mas os produtores da série Magnum, grande sucesso na época, não liberaram o ator para as filmagens.

O filme começa em 1936 já numa caça a um tesouro na América do Sul. Atente para a breve aparição do guia de Jones no início do filme, é o ator Alfred Molina, conhecido como o Dr. Octopus, ainda em início de carreira. Logo vemos Dr. Henry Jones Junior em sala de aula e é convocado a encontrar um tesouro antes que os malvados nazistas o encontrem, trata-se da Arca da Aliança, onde Moisés guardou os dez mandamentos. Depois disso, é aventura pura, conhecemos a ex-namorada de Indiana, Marion (Karen Allen) e seus fiéis amigos Sallah (John Rhys-Davies) e Dr. Marcus Brody (Denholm Elliott).

É em Os Caçadores da Arca Perdida que somos apresentados às famosas convenções do filme, como o mapinha indicando a rota de Indiana Jones, sua eterna busca pelos artefatos e sempre os perdendo na última hora para algum vilão, o herói apanhando mais que qualquer um no filme e os vilões completamente caricatos.

Vale lembrar que esse é o único filme da franquia a não carregar o nome Indiana Jones em seu título. “Erro” corrigido em 2003, no primeiro lançamento da então trilogia em dvd, sendo renomeado para Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida.

A famosa cena que Indiana mata o espadachim com um tiro não era para ter sido feita daquela forma. No original, Jones tinha uma luta intensa com ele, matando-o no final. Porém Harrisson Ford estava com uma forte desinteria no dia das filmagens e não conseguiu ensaiar a coreografia. A saída dos realizadores foi fazer com que ele desse um tiro no bandido e acabasse com a cena logo de uma vez.

Nota 9

Trailer do filme:


2 comentários:

Daniel disse...

classica essa historia da luta!!!
quem diria que gracas a uma desinteria que a gente tem uma das melhores cenas do cinema, ne?

hehehhe

Anônimo disse...

lembro de ler na época que tinham um hieroglifos no poço homenageando guerra nas estrelas (palavras com os nomes dos robôs r2d2 e c3po)