terça-feira, 26 de julho de 2011

Santa Criatividade




Alguém me diz, olhando só pelo farol, que carros são esses acima?

Os carros estão ficando todos iguais, com variação somente no tamanho e luxo. Isso é uma coisa que vêm me incomodando de um tempo pra cá, as marcas estão dando um passo além da famosa identificação visual, como a grade e faróis duplos da BMW. Não satisfeitos, agora eles estão expandido essa “identidade visual” para os faróis e lanternas.

A Volkswagen é a que mais fez isso, excluindo o gol, todos os modelos novos são muito parecidos, causando até confusão em quem não conhece muito. Nas fotos abaixo podemos ver alguns carros antes e depois das reestilizações. Dá pra perceber que antes os modelos compartilhavam semelhanças que fazia a gente perceber que aqueles carros são da mesma marca. Agora a gente percebe que eles são quase idênticos.


Jetta, Fox, Golf e Passat antes das reestilizações



Jetta, Fox, Golf  Polo e Passat depois das reestilizações


A Fiat também está entrando nessa de clonar os próprios carros, O Stilo, o Palio e o Idea antigo eram bem diferentes, agora todos estão com os faróis gigantes e repuxados, o novo Palio se parece muito com o Punto que lembra o Línea que é quase igual ao Bravo que tem a frente parecida com o Idea que vai ter quase os mesmos faróis do novo Siena. O coitado do novo e velho Uno ficam até sobrando no meio dessa semelhança toda, parecem até carros de outra marca.


Stilo, Palio e Idea mais antigos


Bravo, Idea, Novo Siena, Línea, Punto e Novo Palio


A Ford, com os carros mais bonitos, sou apaixonado pelo Focus e esse new Fiesta é bem atraente, apesar de ter os faróis quase iguais aos do Focus.

Focus, New Fiesta, Fiesta e Ka


A montadora que consegue melhor manter essa identidade visual sem clonar os próprios modelos é a Chevrolet, na imagem abaixo da pra ver bem. O Corsa, Astra, Vectra e Omega eram bem diferentes. Seus substitutos diretos Cobalt, Sonic, Cruze e Malibu são bem diferentes das gerações anteriores e bem diferentes entre si, mesmo assim mantendo a tal identidade visual. Deixei o horroroso do Agile de fora de propósito, na minha comparação está o Corsa sedan , o Cobalt é mais ou menos o Ágile sedan, porém feito em outra plataforma.

Corsa Sedan, Astra, Vetra e Omega

Cobalt, Sonic, Cruze e Malibu


Qual desses dois é o Peugeot 206,5 207 que custa pouco mais de trinta mil e qual é o 307 que a versão de entrada bate mais que cinquenta mil?





Pior que isso tudo é a clonagem entre marcas. Juro que olhando rápido, na rua, não consigo diferenciar um Honda Cerato de um Kia City.





3 comentários:

Anônimo disse...

Gu

Cerato e City:-Tu trocou as marcas de prpósito,né,seu malandrão!
Tem razão,a confusão tá instalada e só vai piorar,pode crer.

Anônimo disse...

no segundo quadro de fotos o veículo de baixo à esquerda é um polo e não um golf.

Anônimo disse...

Faltou citar ainda a Audi. Onde todos os carros atuais são a mesma coisa, e não termina no exterior, olhando a parte interna se vê aquele 'padrão' que chamam de identidade da marca...