segunda-feira, 16 de julho de 2007

Ratatouille, Harry 5 e Transformers

Esse fim de semana foi pra tirar o atraso, tinha uns 2 anos que não via tanto filme no cinema em tão pouco tempo assim. Mas valeu! 2 ótimos filmes e 1 bom.


Ratatouille

"Qualquer um pode cozinhar"

A frase do chefe Gusteau praticamente resume o filme, um dos melhores do ano até agora. O filme conta a história de Remi, um ratinho que desde novo desenvolveu um paladar diferente dos outros ratos, assim ele sente um desejo experimentar novos sabores e consequentemente, cozinhar. Numa série de desencontros ele chega a Paris, justamente no Restaurante do Chefe Gusteau, onde encontra Linguini, um faxineiro desajeitado que não tem nenhuma habilidade para cozinhar.

Interessante ver como o diretor consegue passar para o expectador a sensação do paladar, podemos ver claramente como Remi sente o gosto e como seus amigos ratos não sentem, em duas cenas distintas, o vemos experimentar sua comida e testar novos sabores, isso é passado para a tela de uma forma super interessante. Em outro momento ele quer compartilhar esse gosto com o irmão e o filme não cai na armadilha do clichê, vemos o paladar do irmão na tela, mas diferente de Remi, seu paladar é extremamente limitado.

Falando em clichê, o filme brinca muito com isso, sempre que temos a impressão de que seguirá o caminho mais óbvio, vemos outra coisa na tela. Um ótimo exemplo disso é que o Ratinho Remi nunca conversa com os humanos e vice-versa. Se esse fosse um filme Disney convencional, no momento em que Linguini começasse a conversar com Remi, ele responderia e os dois tratariam isso com a maior normalidade. Mas não! Esse é um filme Pixar/Disney, então quando Linguini percebe que o rato o entende, ele acha que está enlouquecendo e hora nenhuma os dois conversam no mesmo idioma. Sempre que estamos no ponto de vista de Linguini, os ratos não falam. Outras cenas também seguem fugindo da conclusão óbvia mas obviamente não posso contar aqui para não estragar a surpresa.

Com animação é impecável e história redondinha, esse é um dos melhores desenhos da Pixar. Vale a pena ir ao cinema.

_________________________


Harry Potter e a ordem da Fenix

Sinceramente esperava bem mais desse filme. Vale dizer que ele se resume a mostrar o treinamento da armada de dumbledore e as maldades da professora Dolores Umbrige, para um filme de 2horas e 20 minutos, isso é muito. Com certeza se não fosse a força da franquia, esse livro seria fundido com o enigma do príncipe e as cenas citadas mais alguns poucos acontecimentos importantes tomariam 15 minutos do filme. Certas passagens acabam sendo cansativas para os não-fãs que não ficam extasiados em ver alguma referência ou personagem presente no livro.

Mas apesar de tudo isso, o filme é muito bonito, bem feito e vale a pena ir ao cinema ver, pois os efeitos são sensacionais.








_________________________

Transformers

Melhor diversão do verão americano até agora. Adoro as breguices do Michael Bay, as cameras-lentas, contra-luz e giros de câmeras. O filme é muito engraçado e depois de ver, fica difícil até de gostar do desenho dos anos 80 que originou o filme. Os robôs realmente ganharam vida. Shia labefiflfouf rouba todas as cenas, o menino é muito engraçado. Bom saber que ele já está participando de Indiana Jones 4, talvez até como o filho do Indy.

O filme começa com a chegada dos Decepticons, Robozões malvados que querem recuperar um artefato originado do planeta deles e por coincidência ou para que o filme aconteça, acabou caindo na Terra. Para salvar os humanos, chegam os Autobots, os robozões bonzinhos e a briga começa aí.
Interessante ver como a mão de Spielberg, produtor do filme, aparece em certas cenas, como quando os Autobots estão chegando na Terra. As referências a outros filmes também matam a pau, o nerd hacker é hilário, o agente do governo, a namorada do shia labefoafouf, seus pais e até agora só falei dos humanos.

No lado dos Robozões o melhor é o espião decepticon atrapalhado, parece que está sempre bêbado. Bumblebee é o Autobot mais legal, mas quando o líder Optimus Prime aparece, com aquele vozeirão, ele bota respeito. Megatron manda bem no pouco que aparece e depois de saber quem era seu dublador... simplesmente o Hugo Weaving, o cara mais poderoso do mundo! Ele consegue ser priscila, a rainha do deserto, agente Smith do matrix, o elfo Elrond do Senhor dos Anéis, V do V de vingança e Megatron dos Transformers. Acho que ninguem conseguiu ser tantos caras foda assim até hoje.

vale a pena ir ao cinema, ou melhor, é obrigatório ir ao cinema, efeitos sonoros estonteantes e a barulheira dos robozões se transformando e caindo no pau só ficam legais na salona do cinema ,de preferência um que tenha THX.

Um comentário:

Tiane disse...

eu quero ver o filme do ratinhooo..
o transformer eh bao..eu vi com ceeeeeeee
:)