Star Trek vem aí. Essa franquia quase cinquentenária foi reinventada pelo diretor J.J. Abrahms que pra quem não conhece, é um dos criadores de Lost, Alias e diretor de Missão Impossível III. Para quem nunca assistiu a série ou só acompanhou pelas eternas reprises resolvi criar um guia para ambientação. Selecionei em ordem cronológica do Universo Star Trek alguns episódios e filmes que formam uma experiência única. Para quem não sabe, um dos pontos mais fascinantes em Star Trek é a coerência do universo criado por Gene Roddenberry e sua cronologia. Se passam 15 anos entre o fim da série e o primeiro filme, na vida real esses 15 anos também passaram e mesmo A Nova Geração sendo mais de 70 anos no futuro em relação a série clássica, eles também respeitam essa cronologia com o tempo real. Então vamos lá.
Balance of Terror (O Equilíbrio do Terror)
Da Primeira temporada, esse episódio introduz os Romulanos, maiores inimigos da Federação juntamente com os Klingons. Outro ponto interessante deste episódio é o conceito de batalha naval usado em Star Trek.
The Menagerie, Parts I & II (A Coleção, Partes I & II)
Uma colagem para reaproveitar o primeiro piloto da série, aqui podemos ver o antecessor de kirk, o capitão Christopher Pike.
Tomorrow Is Yesterday (Amanhã é Ontem)
Primeiro episódio a realmente usar o conceito de viagem no tempo, aqui a Enterprise volta para a Terra nos anos 60.
Space Seed (Semente do Espaço)
Crucial para o entendimento do segundo filme da franquia no Cinema, aqui conhecemos Khan.
The City on the Edge of Forever (Cidade à Beira da Eternidade)
O Guardião da eternidade é uma entidade capaz de colocá-lo em qualquer ponto da história do seu planeta.
The Trouble With Tribbles (Problemas aos Pingos)
Episódio que serve mais como alívio cômico mas que também foi importante no futuro da franquia num episódio de Deep Space Nine.
The Enterprise Incident (O Incidente Enterprise)
Aqui podemos saber mais um pouco sobre os Romulanos.
Star Trek II: A Ira de Khan
Vamos ignorar o primeiro filme da franquia, concordo que as cenas iniciais são belíssimas, é muito emocionante ver a tripulação de volta a Enterprise mas o restante do filme é chato, muito chato. Partindo direto para o segundo filme não atrapalha nem um pouco o entendimento da franquia e vamos direto a um dos melhores filmes do universo Star Trek já feitos.
Star Trek III
Praticamente uma continuação direta do segundo filme, apesar de mais fraco, continua a história e os Klingons mandam muito bem.
Star Trek IV: A volta para casa
Também continuação direta do Terceiro, esses três filmes formam uma trilogia praticamente fechada. Aqui a tripulação da Enterprise volta a Terra nos anos 80.
Star Trek VI: A Terra Desconhecida.
O quinto filme é esquecível, pulando direto para o sexto vemos a negociação de paz entre a federação e os Klingons, tão importante para A Nova Geração.
Especiais (Episódios que de alguma forma acrescentam alguma coisa à experiencia de assistir Star Trek).
Sarek (Sarek)
Episódio da Nova Geração em que o Capitão Picard Encontra Sarek, o pai de Spock.
Unification, Part I and II (Unificação, Parte I e II)
Praticamente uma continuação direta do sexto filme da franquia cinematográfica, aqui vemos o velho Embaixador Spock na luta para conseguir a paz com os Romulanos, episódios importantes para o entendimento do universo Star Trek.
Trials and Tribble-ations (Os Pingos e suas Atribulações)
Episódio de Deep Space Nine. Aqui o Capitão Sisko volta no tempo e encontra a velha Enterprise com o Jovem Capitão Kirk.
Flashback (Flashback)
Episódio comemorativo de 30 anos de Star Trek, faz parte da série voyager, é interessante por mostrar mais da nave comandada pelo Capitão Sulu.
Por fim, fique com o trailer de Star Trek, que estréia no Brasil dia 8 de maio.
Um comentário:
Olá, Gustavo!
Legal o seu blog. A propósito, é a sua cara mesmo hehehe...
Vi q há outros blogs seus que, quando puder, irei dar uma bisoiada por lá tb.
No mais, um abraço e obrigado pela visita q fez lá no "Paixões e Palavras".
Dennys
Postar um comentário